OLD SCHOOL

Old School Magic 93-94 é um tipo de formato “eterno” que se concentra em cards que foram impressos em 1993 e 1994 (os primeiros 2 anos de Magic). Isso significa voltar a um tempo mais simples na história do Magic, onde cartas nostálgicas são jogadas por aqueles que buscam recapturar a emoção e a sensação dos primeiros períodos do Magic. Este formato foi popularizado por alguns jogadores suecos em 2007, e as variantes agora se consolidaram e se tornaram mais populares nos últimos anos nos EUA, Canadá, em toda a Europa e agora no Brasil.

Uma característica dos formatos “não oficiais” não sancionados que são executados pelos jogadores é que grupos variados (sejam eles regionais ou não) podem experimentar e jogar com diferentes grupos de cartas, diferentes Listas Restritas e até mesmo diferentes regras de torneio.

x-point old school

O clube Serra Angels do Brasil joga uma variação chamada X-point ATL, onde cartas especificas tem um custo em pontos e o limite de pontos por deck é de 10 pontos:
(lista mais atualizada: http://xpointoldschool.com/rules-points/ )

sets legais

Os decks de Old School 93-94 podem ser construídos com as coleções impressas entre 1993-94:
Alpha
Beta
Unlimited
Arabian Nights
Antiquities
Revised
Legends
The Dark
Fallen Empires

Coleções e cards adicionais permitidos (ou seja, REPRINTS)
Permitidos todos os cards não foil dos conjuntos acima, que foram reimpressos EM QUALQUER IDIOMA com a moldura original e arte original. Assim, por exemplo, uma City of Brass de Chronicles, um Wrath of God de Fifth Edition, um Psionic Blast de Time Spiral e uma Mox Ruby de Collector’s Edition seriam todos legais (moldura original + arte original), enquanto uma Swords to Plowshares de Ice Age ou um Counterspell de Arena 1996 não seriam legais (arte diferente).

Playtest cards (proxies)


A intenção do nosso clube é a diversão e inclusão por isso permitimos proxies. Nossas recomendações para o formato Old School são:
Para proxies impressas em casa/gráfica: sejam impressas em cores, em papel comum e idênticas a alguma versão original do card. O papel deve ser recortado e colocado dentro de uma sleeve protetora em frente a uma carta comum de Magic. Artes e bordas alternativas não são permitidas dessa forma. reproduções chinesas são proibidas.
Para proxies feitas com pintura: A pintura deve ser feita em uma carta de magic original qualquer. Nesse caso pode deixar a criatividade e a personalização fluir (apenas tenha bom senso).

CONSTRUÇÃO DE DECK

Os decks construídos devem conter um mínimo de 60 cartas. Se o jogador deseja usar um sideboard, ele pode conter até 15 cartas. Com exceção dos cards de terreno básicos (Planícies, Ilha, Pântano, Montanha, Floresta), o deck e sideboard combinados de um jogador não podem conter mais do que 4 de qualquer carta individual.

Algumas cartas especificas tem um custo em pontos, você encontra a tabela mais atualizada de pontos aqui: http://xpointoldschool.com/rules-points/

O clube Serra Angels utiliza a lista de cartas Banidas e Restritas “Atlantic”:

As seguintes cartas são banidas:
• Bronze Tablet
• Contract from Below
• Darkpact
• Demonic Attorney
• Jeweled Bird
• Rebirth
• Tempest Efreet

As seguintes cartas são restritas (máximo de uma por deck):
• Ancestral Recall
• Balance
• Black Lotus
• Braingeyser
• Chaos Orb
• Channel
• Demonic Tutor
• Library of Alexandria
• Mana Drain
• Mind Twist
• Mishra’s Workshop
• Mox Emerald
• Mox Jet
• Mox Pearl
• Mox Ruby
• Mox Sapphire
• Regrowth
• Sol Ring
• Strip Mine
• Time Walk
• Timetwister
• Wheel of Fortune

diferenças da era moderna do magic

-MANA BURN AINDA ACONTECE (os jogadores perdem 1 ponto de vida para cada mana não utilizado na reserva de mana no final de cada fase)
-AS SEGUINTES CARTAS TERÃO O “TEXTO DO ORACLE” ATUALIZADO, CONFORME MOSTRADO ABAIXO:

Chaos Orb
2
Artifact
1, Tap: Escolha uma permanente que não seja uma ficha no campo de batalha. Se o Chaos Orb estiver no campo de batalha, lance o Chaos Orb no campo de batalha de uma altura de pelo menos 30 cm. Se Chaos Orb virar completamente pelo menos 360 graus durante o giro e pousar na permanente escolhida, destrua aquela permanente. Em seguida, destrua Chaos Orb.
(Nota: devido à forma como o Chaos Orb é redigido, sendo destruído após um giro, ele ainda pode ser Desencantado ou Estilhaçado em resposta à ativação, o que anulará a capacidade de giro, uma vez que não está mais no campo de batalha. Chaos Orb não é sacrificado após a ativação, como provavelmente aconteceria com os modelos modernos de carta. Note também que Chaos Orb escolhe, mas não da alvo.)

Falling Star
2R
Sorcery
Escolha qualquer número de criaturas e alinhe-as de forma não sobrepostas no campo de batalha. Lance Falling Star no campo de batalha de uma altura de pelo menos 30 cm. Se Falling Star virar completamente pelo menos 360 graus durante o giro, Falling Star causa 3 pontos de dano a cada criatura escolhida que estiver encostada em Falling Star ao pousar. Todas as criaturas que receberam dano de Falling Star que não foram destruídas tornam-se viradas.
(Nota: Falling Star escolhe na resolução, mas não da alvo.)

Ring of Ma’rûf
5
Artifact
5, Tap, Exile Ring of Ma’rûf: da próxima vez que você comprar um card neste turno, em vez disso, escolha um card que você possui do exílio ou de seu sideboard e coloque-o em sua mão.